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Arquitetos: Paul Le Quernec
- Área: 4800 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola 'Niki de Saint Phalle-- Petits Cailloux' é composta por uma creche com oito salas de aula, uma escola primária com dez salas de aula, refeitório e um centro de recreação. O edifício tem três pavimentos e um subsolo que contém o depósito. Para uma divisão igualitária quanto ao acesso e às conexões para as diferentes unidades, o projeto foi dividido em seis partes: três ao ar livre (entrada, parque infantil da creche e parque infantil da escola primária) e três no interior (creche, escola primária, cafeteria e centro recreativo). Desta divisão surge um edifício em forma de trevo que, além de criar espaços de circulação convergentes e econômicos, possibilita uma boa conexão entre o interior e o exterior (muitos pontos de vista, pontos de acesso e uma orientação muito intuitiva).
Conceito Arquitetônico
Dentro do edifício, considerando a diferença entre o ensino da creche e da escola primária, desenvolveu-se dois projetos espaciais tão diferentes quanto o lado direito e esquerdo do cérebro. Os nossos hemisférios cerebrais são simétricos, mas não idênticos por causa de suas funções vitais distintas. Esta construção é simétrica apenas na aparência. O fato de entrar na escola em fraldas e deixá-la sabendo escrever e ler, ilustra perfeitamente o quão grande é a diferença entre esses dois aspectos de escolaridade.
As salas do berçário são sistematicamente compostas por três espaços circulares com diâmetros diferentes e pé direito duplo. As salas de aula da escola primária são de formato quadrado com um lado completamente envidraçado. Os espaços porosos entre os círculos são usados para o armazenamento permitindo mais área para as salas de aula.
A sala multifuncional do berçário é circular com uma cobertura esférica e a principal é quadrada com cobertura piramidal. Estes dois espaços enormes abrem-se para os playgrounds e são beneficiados de grande iluminação zenital. Também pelo fato de se abrirem para os corredores, eles contribuem para a iluminação interior natural e a facilidade de orientação no prédio com as transparências entre o interior e o exterior.
Organização e Circulação
Uma das nossas prioridades foi facilitar a locomoção e orientação no espaço. A partir da entrada, a estrutura em forma trevo permite ao visitante vislumbrar os dois playgrounds. Uma vez no hall, os três acessos convergem a partir da creche à direita, a escola primária à esquerda e o centro de recreação em frente delimitado pelas grandes escadas em torno do elevador. O corredor atravessa todo edifício e é iluminado zenitalmente. Duas esferas em suspensão animam este grande vazio: cada esfera é um espaço de leitura pertencentes às bibliotecas da creche e da escola primária. Nós criamos uma escultura, 'um livro' no epicentro: a suspensão no vazio sugerindo a elevação pelo conhecimento.
Pele Exterior
Considerando as proporções da construção, o tratamento de sua fachada não foi fácil. Para evitar a monotonia de uma fachada fixa, nós projetamos um sistema de revestimento de madeira com ripas que mudam conforme o visitante se desloca ao redor do edifício: a faceta esquerda das ripas é pintada de laranja, a direita é pintada de verde e as facetas da frente são deixadas da cor natural. Desta forma, a visão frontal da fachada é completamente neutra e sua neutralidade recua quando a aparência torna-se oblíqua. A fachada principal é verde quando entra-se na escola e laranja quando se sai. Este efeito é uma iniciação às ilusões ópticas que têm grande valor educacional para o treinamento da mente. Cada escolha neste projeto foi feita considerando seu impacto no desenvolvimento psico-motor das crianças.